Perígos da Internet
Desafios Viráis
Os desafios virais estão entre os maiores perigos da internet. Os jovens precisam ser orientados para que não coloquem suas vidas em risco.

A popularidade das Redes Socias e da Internet levou ao desenvolvimento de uma nova mania: crianças e jovens têm completado recentemente uma série de desafios online, mais conhecidos com Desafios Viráis. Enquanto muitos desses desafios são divertidos e leves, outros são prejudiciais e perigosos. Esse tipo de atividade vem crescendo a cada ano e hoje esta entre os maios perigos da internet para os jovens.
O que é um Desafio Virál?
Um Desafio Virál, ou Desafio Online, geralmente envolve uma pessoa gravando a si mesma enquanto realiza uma tarefa específica, muitas vezes difícil ou ousada, e depois compartilhando o vídeo em redes sociais. Esse formato incentiva outras pessoas a repetirem o mesmo desafio, criando um efeito viral. A popularidade dos desafios online cresceu significativamente com a ascensão de aplicativos como o TikTok, onde novos desafios são lançados diariamente, rapidamente ganhando popularidade e sendo amplamente compartilhados.
As crianças e os jovens, grandes usuários dessas plataformas, estão constantemente expostos a esses desafios por meio de seus dispositivos eletrônicos. Embora essa prática possa parecer inofensiva, existem perigos significativos associados a ela. Alguns desafios online são extremamente perigosos e podem levar a consequências graves.
Existem diversos registros de acidentes com crianças e jovens decorrentes de Desafios Viráis e esse número esta cresccendo a cada ano. Há casos de menores que sofreram desmaios, convulsões, queimaduras, fraturas e até morte devido a participação em desafios perigosos.
Por que os adolescentes são atraídos pelos desafios online?
Existem vários motivos que podem levar crianças e jovens a participarem de desafios online, incluindo:
- Socialização. Eles dão às crianças e jovens oportunidades de socializar com amigos de diferentes maneiras e lhes dão a sensação de fazer parte de uma comunidade. Os aplicativos também permitem que eles façam novos amigos em todo o mundo; As crianças costumam “duetar” os vídeos umas das outras como forma de interagir.
- Ser criativo. Os desafios online ajudam crianças e jovens a se expressarem, experimentarem coisas novas e mostrarem suas habilidades.
- Pressão dos pares. Os jovens – particularmente os adolescentes – podem sentir-se pressionados a participar nos desafios online porque todos os seus amigos estão a fazê-lo – os desafios podem dar-lhes um meio de se tornarem parte da “multidão”. Ser capaz de interagir com pessoas em todo o mundo também pode contribuir negativamente, já que os grupos de pares agora são muito maiores e os jovens estão procurando aprovação em massa. Isso é muito mais difícil de obter do que a aprovação de alguns amigos da escola.
- Vício em mídias sociais. Criar publicações – incluindo vídeos de desafio – que outras pessoas possam curtir, compartilhar e interagir pode alimentar vícios em mídias sociais. O formato desses sites é tal que faz com que as crianças e jovens queiram constantemente mais.
- A necessidade de ser notado. Os jovens muitas vezes querem se destacar da multidão, e desafios perigosos lhes dão uma maneira de chamar a atenção das pessoas, bem como sua validação. Com a quantidade de entretenimento disponível gratuitamente online, as pessoas agora precisam ir cada vez mais longe para serem notadas.
- Impulsividade. Os adolescentes são frequentemente atraídos por desafios arriscados. Parte de ser um adolescente é testar limites, experimentar e tomar decisões impulsivas. Desafios perigosos podem atraí-los simplesmente por causa disso.
- Desafiando os pais. Finalmente, os desafios on-line podem ser usados como uma forma de os jovens reagirem contra as regras e sugestões de seus pais sobre suas vidas.
Como falar sobre os Desafios Online com os menores.
A conversa com os menores sobre os desafios online deve ser cuidadosa. Se a criança nunca teve contato com esse tema, sua conversa pode levá-la a experimentar, especialmente quando ela descobre que isso é popular nas redes. Por outro lado, se o menor já teve contato com algum tipo de desafio, os pais devem estabelecer uma relação de confiança, para que o assunto seja abordado com a clareza e a firmeza necessária.
Antes dos jovens saberem o que é Desafio Online
- Desenvolva habilidades de raciocício crítico, incentivando-os a questionar o que eles vêem online, mesmo que seus amigos não o façam.
- Mostre que eles devem sempre ter cuidado com a segurança de outras pessoas e respeitoso de seus sentimentos, particularmente se ver algo perigoso ou prejudicial online.
- Faça perguntas sobre os jogos e aplicativos que eles estão usando e assistindo online.
- Faça perguntas abertas e sem julgamentos sobre o comportamento de assumir riscos e use-os como uma oportunidade para falar sobre os problemas.

Quando os jovens já sabem o que é Desafio Online
- Fique de olho, especialmente se eles estiverem vulneráveis, para garantir que eles não sejam alvos.
- Não introduza a ideia ou o nome de um desafio específico ou de um comportamento de riscos se os jovens ainda não estiverem conscientes disso.
- Se os jovens estão cientes de um desafio perigoso ou prejudicial, fale sobre o quão graves as lesões ou outras consequências podem ser. Dependendo do tipo de desafio, pode ser fisicamente perigoso ou prejudicar a saúde mental de outra pessoa. Pergunte a eles como eles se sentiriam se fossem visados e isso fosse compartilhado online.
- Não mostre a eles nenhum vídeo de um desafio perigoso, até mesmo para avisá-los sobre o quão arriscado é. Aconselhe-os a não ver ou compartilhar vídeos do desafio.
- Incentive-os a denunciar quaisquer vídeos do desafio aos aplicativos ou serviços onde foram postados.
- Certifique-se de que eles sabem como denunciar material de cyberbullying às plataformas que eles usam. Eles também precisam saber como bloquear outros usuários e gerenciar a privacidade e a segurança de suas contas.
Exemplos de Desafios Viráis.
A lista de desafios virais é extensa. Alguns são breves, outros mais duradouros. A tendência é que um desafio online desapareça quando se tornar menos interessante ou quando causar algum acidente grave, que chame a atenção da sociedade. Infelizmente, sempre há novos surgindo e colocando em risco crianças e adolescentes. Veja abaixo alguns desafios que foram destaque nos últimos anos:
- O desafio do apagão. A atenção que este desafio está chamando no TikTok é nova, mas ele já é bem conhecido no mundo dos desafios on-line. O desafio é que os próprios usuários cortem a respiração ao vivo até chegarem ao ponto de perderem a consciência.
Desafio quebra-crânio/rasteira. Os usuários do TikTok levam esse desafio a cabo de várias maneiras, mas uma das mais comuns inclui três amigos lado a lado. Quando o vídeo começa, todos pulam ou dançam conforme o planejado, duas das três crianças derrubam a terceira criança com rasteiras nas pernas dela, fazendo com que ela caia de frente ou de costas no chão. Esse desafio popular resultou em várias emergências médicas.
Desafio do coronavírus. Aqui está um desafio que felizmente não ganhou muita força antes de ser banido pelo TikTok. Ele foi criado por vários “influenciadores” e incentivou usuários do TikTok a postarem vídeos “desafiando” o coronavírus lambendo objetos públicos, como banheiros e itens de mercearia.
- Desafio do desodorante.A brincadeira de mau gosto consiste em uma batalha para ver quem consegue inalar por menor tempo, grandes quantidades do produto químico. A substância inalada é levada pelas vias respiratórias aos pulmões, órgãos extremamente vascularizados que, com facilidade, acaba caindo na corrente sanguínea e chega ao coração, provocando uma arritmia cardíaca.
- Desafio do blackout. o objetivo deste desafio é cortar, temporariamente, o fluxo sanguíneo até ao cérebro, de forma a atingir um estado de leveza e euforia. Trata-se de algo extremamente perigoso, tendo já sido registadas mortes de crianças após esta tentativa.
- Desafio Bird Box. Inspirado no filme Bird Box, da Netflix, as crianças estão recriando o filme enquanto seguem suas vidas diárias. Alguns usuários do TikTok levaram esse desafio ao ponto de dirigir com os olhos vendados (ou fingindo que deveriam).
- Desafio Benadryl. Como o desafio do apagão, isso pode ser fatal. Essa tendência envolve crianças se registrando tomando grandes doses de Benadryl, o suficiente para alucinar, e postando no TikTok.
- Baleia Azul. Menos um desafio e mais um jogo doente, o desafio da baleia azul está entre os mais preocupantes desta lista. Todo o desafio dura 50 dias e, a princípio, parece razoavelmente inócuo. Os participantes são convidados a completar uma série de tarefas, uma a cada dia. No entanto, as tarefas tornam-se cada vez mais degradantes e depois começam a envolver automutilação.
Saiba mais.
- Aplicativos perigosos para crianças e jovens.