Antes de implantar Controles Parentais, é fundamental que o adulto tenha em mente as seguintes estratégias:

Seja engajado, aberto e solidário
- Envolva-se. Partilhe tempo online com os seus filhos como parte da vida familiar. Jogue juntos. Fale sobre aplicativos, jogos ou sites favoritos.
- Mantenha as linhas de comunicação abertas. Pergunte sobre suas experiências on-line, com quem estão falando e se estão tendo algum problema.
- Tranquilize seu filho que ele sempre pode vir até você, não importa o que aconteça. Deixe-os saber que você não cortará o acesso à internet se eles relatarem se sentir desconfortáveis ou inseguros quando estiverem on-line – essa é uma preocupação real que pode impedir seu filho de se comunicar com você abertamente.
- Se você notar uma mudança de comportamento ou humor, converse com seu filho sobre isso. Se estiver preocupado, considere procurar ajuda profissional – do seu médico de família, de um psicólogo ou de um conselheiro escolar.

Defina algumas regras
- Defina regras apropriadas para a idade para dispositivos e acesso on-line, com consequências para quebrá-las.
- Obtenha a opinião do seu filho — isso irá ajudá-lo a entender os riscos. À medida que eles envelhecem, você pode rever suas regras juntos.
- Considere a criação de um Acordo de Tecnologia Familiar. Trata-se de um conjunto de regras sobre como dispositivos, como smartphones, tablets, computadores, TVs e consoles de jogos são usados em sua casa. Ele é anotado e acordado por todos os membros da família e mantido em um lugar onde todos possam vê-lo.
- Seu contrato de tecnologia familiar pode abranger o tipo de sites que podem ser visitados, o tempo gasto on-line e o comportamento on-line aceitável.
- As consequências da violação das regras devem ser claras. Negocie-os com seu filho quando você criar seu acordo para que eles signifiquem algo para elesLink externo.
- Considere fazer algumas “regras para os pais” também e cumpra-as! Modelo de comportamento que você gostaria de ver.

Use a tecnologia e obtenha informações
- Conheça os dispositivos que você e seus filhos usam e configure-os para privacidade e segurança online. Aproveite os controles dos pais para monitorar e controlar o tempo de tela e o acesso ao conteúdo, com base na idade e na experiência do seu filho. Veja nosso guia para controles dos pais.
- Escolha aplicativos e jogos com cuidado e visite a App Store ou o Google Play para obter classificações etárias e conselhos ao consumidor.
- Procure conhecer as novas tecnologias que seus filhos estão usando para identificar como ela pode impactar negativamente para eles.
Conselhos para diferentes faixas etárias
Menores de 5 anos
Atividades online podem oferecer às crianças menores de 5 anos oportunidades de aprender através da exploração, brincadeiras e interação social. Também podem ajudar a desenvolver sua alfabetização digital e aprendizagem.
Porém, para que seu filho não tenha acesso a conteúdos impróprios, ou que mantenha contato com estranhos, é fundamental que eles não utilizem seus dispositivos conectados sem supervisão ou por um longo período de tempo.
Conselhos para pais e cuidadores
- Supervisione de perto a atividade on-line do seu filho. Explore o conteúdo juntos. Jogue juntos.
- Encontre conteúdo apropriado para a idade. Ver eles têm idade suficiente?
- Limite o tempo que seu filho passa online para garantir um bom equilíbrio com a atividade física. Ver tempo de tela.
- Tente se ater às regras que você estabeleceu – não ceder às demandas por mais tempo ajudará em bons hábitos online para seu filho agora e no futuro. Veja nossas Acordo de tecnologia familiar para menores de 5 anos.
- Inicie a conversa sobre comportamento seguro e respeitoso online. Nunca é cedo demais para fazer isso e ajudar seu filho a entender que o que ele diz ou faz online é importante. Ver Bons hábitos começam cedo.
Dicas de tecnologia para pais de crianças em idade pré-escolar
- Certifique-se de que seus próprios dispositivos estejam protegidos por uma senha ou pin, para que seu filho não possa ficar online acidentalmente sem você.
- Defina os controles dos pais em seu computador, telefone e quaisquer outros dispositivos que seu filho usará para que você possa restringir o conteúdo a aplicativos e sites que você escolheu. Escolha um punhado de sites com os quais você se sinta confortável e conecte-os ao dispositivo que seu filho usa. Você pode adicionar à lista à medida que eles envelhecem e precisam de maior acesso. Ver controles dos pais.
- Fazer Check-out Rede de Criação de CriançasLink externo Tempo de tela saudável e opções de mídia de qualidade: 2-5 anos.